27 e 28 Agosto 2011 - Janeiro de Cima


Casa de Janeiro - Turismo rural

Janeiro de Cima é uma aldeia pertencente ao concelho do Fundão, situada no centro de Portugal, junto às margens do bonito e sinuoso rio Zêzere, e inserida no projecto “Aldeias de Xisto” que pretende proteger, restaurar e difundir este Património Nacional.
A arquitectura tradicional de Janeiro de Cima denota a proximidade e influência do rio Zêzere. Algumas das casas têm as paredes construídas com grandes pedras extraídas do Zêzere, sendo os intervalos preenchidos com barro e pedaços de xisto, apelidados de “lasquinhas”, que formam engraçados motivos geométricos.

Diz-se que o topónimo deriva de um Senhor, provavelmente do século XVI ou XVII, dono de muitas terras e bens nas duas margens do Zêzere. Ao morrer, legou aos seus filhos, ambos de nome Januário, as suas terras. A uma, as terras na margem direita do rio, e a outro as da margem esquerda.
Com o passar dos tempos e das organizações administrativas do território, as duas aldeias passaram para diferentes municípios: Janeiro de Cima pertencente ao município do Fundão e Janeiro de Baixo a Pampilhosa da Serra.




Sem comentários:

Enviar um comentário