25 de Setembro 2011 - Paris: Museu d'Orsay



Na viragem do século XIX, duas grandes estações de comboio foram construídas em Paris, a Gare de Lyon e a Gare d’Orsay. Esta última tinha a localização mais proeminente, ao longo do Sena do lado oposto do Museu do Louvre.  A gare d’Orsay foi inaugurada a 14 de julho de 1900 para a Exposição mundial de Paris e foi considerada uma obra prima da Arquitectura Industrial.
Depressa as plataformas começaram a ficar demasiado pequenas para os comboios cada vez mais compridos e logo em 1939 a Gare foi desactivada como estação de comboios. Ao longo do tempo foi usada como parque de estacionamento, carreira de tiro, teatro e até um centro de recepção para prisioneiros de guerra.

 
A Gare d’Orsay ficou completamente abandonada desde 1961 quando foi salva da demolição pelo presidente Pompidou. Em 1978 o seu sucessor Giscard d’Estaing decidiu transformá-la em Museu para a arte dos séculos XIX e XX, mas cobriria diferentes formas de arte incluindo esculturas, gravuras, fotos, filme, arquitectura e urbanismo. O restauro iniciou-se em 1979 e finalmente a 29 de Novembro de 1986, o museu foi inaugurado pelo presidente François Miterrand.
Pode-se dizer de certa forma, que o edifício é a primeira “obra de arte” das colecções do Museu d’Orsay, colecções essas que cobrem a arte desde 1848 a 1914.

NOTA: desde a minha ultima visita em 2000, o Museu foi remodelado e fazer fotografias no Museu d'Orsay (ao contrário do Louvre) agora está proibido, infelizmente. Estas fotos foram portanto feitas à revelia....

Sem comentários:

Enviar um comentário