Férias em França - 05-10-2010 - dia 4: visita falhada a St. Martin du Canigou


A abadia de S. Martin du Canigou situa-se nas encostas do Monte Canigou (Pirenéus Orientais) e apesar de estar a apenas 45 min. de Perpignan parece estar num mundo aparte. E isso expressa-se também em termos físicos - chega-se por estrada até à pequena vila de Casteil onde encontramos um pitoresco parque de estacionamento, que lembra um pomar….aí no nosso caso deparámo-nos com dois factos impeditivos: o caminho que leva à abadia, a partir desse ponto é pedonal, o cartaz junto à subida informa que é uma distância de 1600m com um desnível de 300m e que demora entre 30 a 50 min consoante claro a capacidade física do visitante…. (existem veículos 4X4 que levam os turistas até lá).
Embora estivesse estoicamente decidida a fazer tal caminhada, surgiu um 2º facto: Na abadia só há visitas guiadas que começam às horas indicadas no dito painel que prudentemente está colocado no inicio da caminhada, e que no nosso caso  (de 1 de Outubro a 31 de Maio), de tarde,  eram às 14h, 15h e 16h….chegámos às 16h 10m.
Outra nota que salientam – não há nenhum local para beber água na subida.

Acrecescento outra curiosidade: que aliás se nos depara em toda a França – as visitas são em Francês. Existem folhetos auxiliares para a visita em 8 línguas (catalão, inglês, alemão, espanhol, holandês, italiano, dinamarquês e polaco)
Como se vê não adianta muito o português ser a 4ª língua mais falada do Mundo, se os falantes em português não fazem turismo!!!!




NOTA: Embora o objectivo deste meu blog sejas mostrar apenas imagens minhas (as minhas vistas imprevistas que me surgem no dia a dia) não resisti à tentação de mostrar uma imagem desta bela Abadia que já na minha visita à região em 2002 me chamou a atenção, embora nessa altura tenha também ficado pela compra de postais.

Sem comentários:

Enviar um comentário