Férias em França - 04-10-2010 - dia 3: Castelo de Quéribus


O Castelo de Quéribus ergue-se a 728 m acima do nível do mar, isolado no topo do pico mais alto da montanha que o rodeia. Localiza-se próximo da vila de Maury, na comuna de Cucugnan, no limite entre os departamentos de Aude e de Pyrénées- Orientales, na região do Languedoc-Roussillon.  
É considerado por alguns autores como o último baluarte Cátaro. Após a queda do Castelo de Monségur em 1244, os sobreviventes Cátaros reuniram-se neste outro baluarte, no alto da montanha, na fronteira com o reino de Aragão (actual fronteira entre o Aude e o Pyrénées-Orientales).



Em 1255 um exército francês foi enviado para liquidar estes  Cátaros remanescentes, mas eles evadiram-se sem luta, provavelmente para Aragão ou para o Piemonte - duas regiões onde as crenças Cátaras ainda eram comuns, e onde a língua occitana ainda era falada.
O Castelo de Queribus é um do "Cinco filhos de Carcassonne", junto com o de  Aguilar, o de Peyrepertuse, o de Termes e o de Puilaurens: cinco fortes estrategicamente erguidos para defender a nova (1659) fronteira francesa contra a Espanha.
Foi listado como monumento histórico pelo Ministério francês da Cultura desde 1907. Encontrando-se em ruínas, foram promovidos trabalhos de restauração no seu torreão, em 1951.
Mais recentemente, entre 1998 e 2002, foi objecto de uma extensa campanha de restauração, tendo-se tornado um ponto de visita turística.



 
Os Castelos cátares tornaram-se um símbolo das movimentadas histórias do Languedoc, as cidadelas cátaras são um património comovente devido à sua história trágica e ao esplendor dos locais. Picos rochosos desolados, colinas áridas e solitárias, foram chamadas de ‘cidadelas de vertigem'.
- O castelo de Peyrepertuse
Edificado sobre uma enorme crista rochosa, a qualidade de suas construções o tornam o conjunto mais importante e o exemplo mais notável de arquitetura militar.
- O castelo de Quéribus
O castelo, construído sobre um impressionante pico rochoso (728m), foi a última ilha de resistência da cruzada contra os albigenses (1255).

Sem comentários:

Enviar um comentário