fim semana 10 Junho 2010 - na Corunha


A Corunha (na forma oficial galega A Coruña e na forma não-oficial castelhana La Coruña) é uma cidade e município da comunidade autónoma da Galiza e capital da província do mesmo nome localizada no noroeste da Espanha.




No passeio marítimo fica a Torre de Hercules, o monumento mais emblemático da cidade. Data do século II e é o farol em funcionamento mais antigo do mundo.
A Corunha tem um conjunto de museus dedicados à ciência: o Aquarium Finisterrae, a Casa das Ciências, com o Planetário, e a Domus, ou Casa do Home e o Museo de Belas Artes.


A Casa do Homem (em galego Casa do Home) é um museu erguido no Passeio Marítimo de Riazor. cultural de caracter científico É o primeiro museu interactivo que trata de uma forma global e monográfica o ser humano. Foi inaugurado a 7 de Abril de 1995.
O museu, dirigido por Ramón Núñez Centella desde a sua abertura, pretende divertir o visitante, estimular a sua curiosidade e suscitar a reflexão acerca das características da espécie humana mediante a interactividade e da interdisciplinaridade. O seu lema é "Conhece-te a ti mesmo", frase que figurava no Templo de Apolo em Delfos e que Platão atribui aos Sete Sábios da Grécia Antiga.



O edifício, obra do arquitecto japonês Arata Isozaki, conta com muros, paredes e escadarias de granito. Alem disso, a fachada conta com um revestimento de 6.600 peças de lousa que são sustentadas com quase 160 mil parafusos colocados manualmente. Para a construção do edifício neste local, foram escavados mais de 30 mil toneladas de pedra.





A Casa das Ciências foi o primeiro museu interactivo de utilidade pública em Espanha.
O Palacete do parque de Santa Margarita tem um planetário, e três pisos de exposições: experiências físicas, exposição temporária - nesta altura o sonho de Darwin - e actualidade científica. No vão da escadaria central oscila um pêndulo de Foucault.

O pêndulo de Foucault é assim chamado devido ao físico francês Jean Bernard Léon Foucault, e é uma experiência concebida para demonstrar a rotação da Terra em relação a um referencial. A primeira demonstração data de 1851, quando um pêndulo foi fixado ao tecto do Panthéon de Paris. A originalidade do pêndulo reside no facto de ter liberdade de oscilação em qualquer direcção, ou seja, o plano pendular não é fixo. A rotação do plano pendular é devida (e prova) a rotação da Terra. A velocidade e a direcção de rotação do plano pendular permitem igualmente determinar a latitude do local da experiência sem nenhuma observação astronómica exterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário