20-08-2010 - Combarro Conjunto histórico-artístico

Geralmente para nós um fim de semana no Alto Minho significa uma saltada à Galiza, seja para compras, seja para turismo, desta vez fomos à descoberta de um local que não fazíamos ideia que existia, mais uma bela surpresa por terras galegas.......



Um conjunto de espigueiros à beira mar, é o que se nos depara no litoral do município de Poio. Entre a rua que delimita a costa e o mar existe uma linha de espigueiros - Sobre o próprio afloramento granítico da costa levantam-se pequenas casas à beira mar com delicados trabalhos de cantaria.
Os interiores eram humildes com o piso de baixo térreo e sem divisões....Face ao mar reserva-se um espaço para os trabalhos presidido pelos espigueiros. Contam-se uns 30 formando um dos maiores conjuntos da Galiza com a singularidade da sua situação costeira.




São de pedra, embora o seu nome local de palheiras remonta-nos a uma antiguidade com cobertos de palha ou outro material deste tipo. O importante é que com a sua função de armazenamento revelam a necessária simbiose entre a agricultura e o mar facultada pelas rias.




Por fim os cruzeiros, elementos de uma religiosidade popular, que não podiam faltar nas encruzilhadas. "Onde hai un cruceiro, houbo un pecado" (Onde há um cruzeiro, houve um pecado) seja certo ou não este ditado em três dos seis cruzeiros da paróquia de Combarro é representada a vitória sobre o mal.....

Sem comentários:

Enviar um comentário