23 de Maio de 2009 - Um Passeio à Beira Mar

Numa aberta de uma manhã de sábado chuvosa, um passeio à beira mar.







S.Pedro de Moel é uma povoação muito antiga. A sua existência no tempo de D. Afonso Henriques é controversa. O primeiro rei, definindo as linhas que limitavam o couto da doação alcobacense, diz que o «vedit inter ipsam Peterneiram, et Moer et mari jungitur». Não se pode saber se aquele Moer se refere ao lugar de S. Pedro de Moel, se ao ribeiro de Moel. É natural que o povoado começasse à volta do reinado de D. Fernando. Não obstante os termos da doação afonsina aos monges de Alcobaça, S. Pedro de Moel não ficou incluída na terras do couto. Como parte integrante do termo de Leiria entrou nas doações desta cidade, feitas à Rainha Santa Isabel e a D. Leonor Teles. Em 1463 entrou nos bens doados por D. Afonso V ao conde de Vila Real, D. Pedro de Meneses. A casa de Vila Real que mantinha o seu palácio em Leiria, tinha em S. Pedro de Moel casas próprias. Naquela ilustre família se manteve a povoação até 1641, quando pela execução do último marquês de Vila Real e do último duque de Caminha todos os seus bens se incluíram na Casa do Infantado.
Conta-se que a jovem duquesa de Caminha, viúva, foi para S. Pedro de Moel carpir as suas desditas, dando o nome a uma pitoresca fraga desta costa, o Penedo da Saudade.


O Farol do Penedo da Saudade em São Pedro de Moel, entrou em funcionamento a 15 de Fevereiro de 1912, embora já em 1866 tenha sido identificada a necessidade de 1 farol próximo daquela localidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário