Fronteira - 20 de Junho 2009 - com 40ºC

em Fronteira a preparar o Encontro IST 75/80 de 2009, na belissima casa dos colegas....



A Ribeira, um paraíso de frescura no calor da Planície Alentejana





IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA ATALAIA

A Igreja Matriz de Fronteira foi mandada edificar em no século XVI pelo rei D. Sebastião, concluída em 1599 por D. Lucas de Portugal, Comendador de Fronteira e da Ordem de Avis, sendo objectos de sucessivos restauros que se prolongaram até meados do nosso século.
A fachada principal possui duas torres quadrangulares realçada por cunhais de cantaria aparelhada. O interior divide-se em três naves abobadadas com cinco tramos todas á mesma altura. Destacar o altar-mor todo ele em mármore, altar de S. Luís em talha dourada, o altar de Sagrado Coração também em mármore e destacar as imagens em madeira policroma dos séculos XVII e XVIII da padroeira, Nossa Senhora da Atalaia, Santo António, Santana, S. Miguel e Nossa Senhora da Conceição.



CORETO

Construído em 1845 e esteve inicialmente relacionado com o culto religioso dado que não só era propriedade da igreja Matriz como também se encontrava implantado numa área cemiterial. Em finais do século XIX sofreu algumas alterações, apesar de construído de novo o coreto viria a ser em 1917 objecto de obras de reparação substituindo as colunas em madeira por outras em metal.
A última grande intervenção na estrutura do coreto teve lugar em 1941 em virtude dos grandes estragos nele provocados pelo ciclone de 15 de Fevereiro daquele ano.



PRAÇA DO MUNICIPIO

Este local é um dos ex-libris de Fronteira. Possui a antiga Casa da Câmara, o Pelourinho, o actual edifício da Câmara Municipal, a Torre do Relógio e o Arco dos Santos uma das portas do antigo castelo.

PELOURINHO

Existe um documento datado de 12 de Novembro de 1770 que constitui a mais antiga descrição conhecida do Pelourinho de Fronteira, cuja construção é certamente muito posterior provavelmente do inicio do sec. XVI, o monumento foi classificado Imóvel de Interesse Público em 11 de Outubro de 1933.

1 comentário:

  1. Adorei visitar este teu cantinho...vou voltar mais e mais vezes. Parabens e um beijo tripeirinho

    ResponderEliminar