31 de Maio - O 3º Aniversário do ReflexosOnline

1ª parte - Visita à Casa Museu Carlos Relvas






Conjunto arquitectónico oitocentista, da autoria do arquitecto Henrique Carlos Afonso, constituído por um imóvel e jardim do qual sobressaem algumas espécies exóticas, um lago e um parque infantil é, hoje em dia a Casa Museu de Carlos Relvas. Do acervo aqui existente destacam-se o arquivo fotográfico, mobiliário e instrumentos musicais, para além da biblioteca particular de Carlos Relvas que conta com cerca de quatro mil volumes. A construção do edifício, que se destinava a funcionar como estúdio e laboratório de fotografia, ocorreu entre 1872 e 1875. Alguns anos mais tarde, em 1887, o imóvel sofreu obras de adaptação a residência o que ocasionou uma grande transformação no seu interior. Trata-se de um edifício de dois pisos de planta longitudinal formado pela articulação de diversos corpos, com cobertura diferenciada em telhados de duas águas e em pavilhão.Na fachada principal podemos ver os bustos de Nièpce e de Daguerre, os percursores da fotografia.



No seu todo, a Casa-Museu Carlos Relvas, transformou-se numa grande homenagem à fotografia, bem como ao seu criador, cujo talento foi reconhecido além fronteiras. Carlos Relvas (1838 – 1894), foi condecorado com a Legião de Honra por parte do governo francês, após inventar um barco salva-vidas inovador. Inventou a sela e o selim à Relvas, a máquina fotográfica com várias lentes acopladas, ganhando a Medalha do Progresso em Viena de Áustria.
http://pt.shvoong.com/humanities/h_history/1693564-casa-museu-carlos-relvas/


2ª parte - O almoço convívio

Foi com um dia de calor abrasador que nos recebeu a GOLEGÃ, após a visita à belissima casa-museu Carlos Relvas o almoço - no Café Central, um lugar acolhedor e fresco para recuperar forças......


Sem comentários:

Enviar um comentário